domingo, 9 de dezembro de 2012

Sobre a nossa Fé!!


Quais São os Sacramentos?


1 ´ São os canais da graça de Deus até nós. Trazem a nós a salvação que Jesus conquistou para nós com os méritos de sua Paixão, morte na Cruz e Ressurreição.

2 ´ A Igreja é o grande Sacramento da Salvação, que Jesus instituiu para ministrar (distribuir) os Sete Sacramentos. É pela Igreja que se salva. Ela é o Corpo de Cristo (1 Cor 12,28). É a Arca de Noé que abriga do dilúvio do pecado.

3 ´ Os Sete Sacramentos foram todos instituídos por Jesus para salvar o homem.

Cada sacramento é um sinal eficaz ( água no batismo, óleo no Crisma, etc…) que transmite a graça de Deus. Ele não depende do ministro que o ministra (depende só de Cristo), mas os seus frutos dependem da disposição (preparação ) com que a pessoa o recebe.

4 ´ O Batismo

´ Foi Jesus quem mandou a Igreja batizar (Mt 28, 18´20 ; Mc 16, 15´17). ´ O Batismo faz a pessoa participar da morte e ressurreição de Jesus (Rom 6, 3ss). Aplica´se naquele momento o poder da morte de Jesus à criança. Ela morre misticamente para o pecado, para o mundo, Satanás, e renasce para a vida em Deus (2 Cor 5,17). Jesus resgata a pessoa, no Batismo pelo seu sangue e sua morte (1 Pe 1, 18´19)

O Batismo torna o batizado:

* filho de Deus.

* membro de Jesus Cristo (1 Jo 15, 5ss) (Igreja).

* herdeiro do Céu.

* apaga o pecado original e os pessoais.

´ Ninguém pode receber os outros sacramentos sem ser batizado.

´ Ninguém pode ser batizado mais de uma vez.

´ Em caso de morte qualquer pessoa pode batizar.

5 ´ Crisma ou Confirmação

É o sacramento que confirma e complementa o Batismo. Traz o Espírito Santo à pessoa pela imposição das mãos do Bispo, como faziam os apóstolos (At 8, 14´17). A pessoa é renovada no Espírito Santo, para seguir Jesus e testemunhá´la com poder (At 1,8) e santificar´se pelos seus frutos (Gal 5,22) e Dons infusos (sabedoria, ciência, entendimento, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus ´ Is 11) e carismáticos (1 Cor 12, 4ss).

6 ´ Eucaristia

É o corpo, sangue, alma e divindade de Jesus presente no pão para ser nosso remédio contra o pecado e alimento para a alma. Jesus disse: ´Isto é o meu corpo….o meu sangue´. (Lc 22, 19ss ; Mt 26,17´28 ; Mc 14,12´24) Explorar o discurso sobre a Eucaristia (Jo 6), especialmente os versículos (41,48,51,53,54,56,57). Falar da missa ´ é a celebração do mistério da Redenção (Salvação). A missa atualiza, torna presente, o mesmo sacrifício de Jesus no Calvário, e o prolonga na história. Celebrar a missa é participar de maneira incruenta (sem sangue e dor) do mesmo sacrifício de Jesus. É a imolação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Enfatizar a sua importância para a vida espiritual.

7 ´ Penitência ou Confissão

´ É o sacramento do perdão e da cura da ferida do pecado.

´ Foi o primeiro sacramento que Jesus instituiu após a sua ressurreição, no mesmo dia. Veja (Jo 20,19´23) e acentue o versículo 23. A necessidade de se confessar com o padre. É necessário quando há pecado grave. Fale sobre o pecado. Algo que se comete contra a lei de Deus (os 10 mandamentos, etc…). Para haver pecado é preciso saber, querer e fazer o mal. ´ A confissão com o padre nos dá uma salutar humilhação e ele nos orienta na vida espiritual. Ele perdoa pela autoridade de Jesus, que pagou o preço do pecado com o seu sangue. ´ Para uma boa confissão é preciso preparação: exame de consciência, arrependimento dos pecados, propósito de não pecar, confissão com o padre e cumprir a penitência. ´ É necessário confessar´se com humildade e sinceridade (não esconder nada do confessor)

8 ´ Matrimônio

É o sacramento para que o casal tenha a graça de Deus para cuidar bem da sua vida conjugal e familiar. É a graça para o casal crescer mutuamente e criar os filhos na fé de Deus, vencendo todas as dificuldades. (Veja Mt 19, 3ss ; Gen 1, 28 ; Gen 2,24)

9 ´ Ordem

É o sacramento do sacerdote. Foi instituído por Jesus quando disse aos apóstolos: ´Fazei isto em minha memória´, na Santa Ceia. A Ordem faz do sacerdote ´um outro´ Jesus na terra a continuar a sua missão de salvação, por isso é ele que ministra os sacramentos, com a autoridade da Igreja.

10 ´ Unção dos Enfermos

Sacramento para os enfermos graves. Explorar (Tg 5,13´16). A unção é para curar o enfermo, não para matá´lo. Prepara´o para a morte, se esta for a vontade de Deus. Perdoa todos os seus pecados, conforta´o espiritualmente.

Fonte: Editora Cléofas – Prof. Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário