sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A Nossa Fé !!

-É POSSÍVEL CASAR DUAS VEZES NA IGREJA CATÓLICA?
A Igreja Católica entende que o casamento cristão é indissolúvel, pois ele constitui o espaço da criação de uma família e é um SACRAMENTO. Logo não pode ser dissolvido. Só se desfaz um casamento com a morte.

Mas há na Igreja Católica a possibilidade de uma pessoa casar-se outra vez, desde que haja as seguintes situações: a viuvez ou a nulidade.
Se a pessoa ficou viúva, com a morte do companheiro ou da companheira, terá a possibilidade de casar-se novamente na Igreja. Após a morte do outro (a) a pessoa fica desimpedida.

Outra possibilidade é a nulidade do primeiro Matrimônio. Isso se dá pelo processo de nulidade feito na Igreja. Esse processo vai julgar se o casamento feito na Igreja foi mesmo válido ou não como um Sacramento. Em si, se houve ou não Matrimônio. Por exemplo: se alguém casou obrigado, se não tinha maturidade ou consciência e tantas outras situações, podem ser causas de nulidade, mas isso tudo a partir de um processo.
A Igreja Católica tem um Tribunal Eclesiástico que analisa e busca saber se houve ou não o Sacramento. Esse processo de nulidade sempre é demorado, pois é preciso ouvir as duas partes interessadas, as testemunhas, para que não se cometa nenhuma injustiça frente ao Sacramento.

Esse processo se começa sempre com o Pároco da comunidade onde a pessoa reside.
É importante sabermos que a Igreja não declara nulo um casamento por qualquer motivo, precisa-se ter um motivo muito sério para isso. Essa é a razão dos cursos de noivos nas paróquias. É preciso avaliar toda a situação e não casar simplesmente por casar. Os noivos precisam saber muito bem o que estão fazendo. Casamento é coisa muito séria e não se pode querer casar-se simplesmente por um gesto social. É preciso casar-se para construir o amor e uma família. Deus disse: “O HOMEM DEIXARÁ SEU PAI E SUA MÃE E SE UNIRÁ À SUA MULHER. OS DOIS SERÃO UMA SÓ CARNE, PORTANTO NÃO SEPARE O HOMEM O QUE DEUS UNIU.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário