sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

EMM presente em União

O ENCONTRO MATRIMONIAL MUNDIAL é uma experiência projetada para casais, cujo carisma trata da renovação do relacionamento do casal e do relacionamento do sacerdote, religiosos/as com seu povo. Fundamenta-se na comunicação denominada “DIÁLOGO À NÍVEL DE SENTIMENTOS”.

Miriam e Benedito - Vivência com casais
Bene e Miriam (d) na V Convenção EMM em Salvador
O que é o Encontro Matrimonial?“Além de ser um Movimento da Igreja Católica, e que está inserido na Pastoral Familiar, também é uma experiência, aberta a todos os casais  casados, ou que não tenham impedimento para casar, que queiram ter uma oportunidade para examinarem sua vida a dois. É também uma experiência católica para sacerdotes, religiosos e religiosas”, explica Miriam Cardoso (esposo Benedito), coordenadores da Expansão União do Movimento.
O Encontro Matrimonial tem como foco a comunicação entre o esposo e a esposa, convidando-os a passarem um fim de semana (FDS) juntos, longe das distrações e tensões da vida diária, concentrando-se um no outro.
É uma oportunidade para que o casal esteja junto durante um fim de semana completo, descobrindo-se um ao outro e enfocando-se em seu relacionamento.
Intersacramentalidade pastoral Outro aspecto importante da dinâmica do Encontro Matrimonial é a Intersacramentalidade pastoral, “que Significa que em todos os níveis da proposta evangelizadora, bem como nos níveis de condução, atuam em conjunto sacerdote + casais. Em todas as atividades do Movimento, os dois sacramentos de maturidade cristã estão juntos a serviço desta missão.
Por esta peculiar maneira de transmitir a proposta pastoral, os sacerdotes não têm as funções de assessores, nem de capelães, mas sim de um batizado adulto que, desde sua vocação sacerdotal, compartilha todas suas fortalezas e fraquezas junto com um casal batizado”, explica Benedito.
Este relacionamento intersacramental pastoral favorece um profundo conhecimento da vida matrimonial por parte do sacerdote e da vida do sacerdote por parte dos casais. Cria-se, assim, uma crescente comunhão e fraternidade, permitindo que transmitam juntos esta profunda experiência missionária.
O Movimento necessita de sacerdotes que aproximem os casais do diálogo com Deus, desde o inicio do seu relacionamento matrimonial. Sacerdotes que queiram seguir crescendo na comunicação com seu povo e que escutem e dialoguem abertamente.
Convidamos os Sacerdotes e Religiosos a viver esta experiência e, na medida em que recebam os benefícios que o Encontro Matrimonial propõe, enriqueça ainda mais a sua comunidade.

A missão do Encontro Matrimonial Mundial é ajudar os casais e sacerdotes a viver plenamente um relacionamento responsável e íntimo, oferecendo-lhes um estilo de vida, uma experiência católica e uma comunidade de apoio permanente, para a renovação dentro da Igreja e a transformação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário