terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Formação para agentes de pastoral

A palavra "liturgia" significa originalmente "obra pública", "serviço da parte do povo e em favor do povo".
Na tradição cristã, ele quer significar que o povo de Deus torna parte na "obra de Deus". Pela Liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.
 A Liturgia cristã se desenvolve a partir de elementos fundamentais que se caracterizam e garantem seu sentido e sua unidade. Toda celebração cristã é atualizada da experiência do passado (memorial), é explicitação do que se vive no presente (vida), e é também antecipação do futuro que se espera
(transcendência) (Pe. Carlos Jorge Teixeira).
Com o foco de uma liturgia mais eficaz e particpativa, o Pe Jardel Moreira reuniu nesta segunda, 10, no salão paroquial, lideres de comunidades, agentes pastorais, leitores e animadores, para uma formação sobre "liturgia".
Os aspectos celebrativos, o reteiro da celebração dominical e semanal, os cantos litugicos e não liturgicos, o ano liturgico catolico, foram temas abordados no encontro. "é preciso que estejamos preocupados com a celebração. Não podemos banalizar o Sagrado. Zelar para que todo o contexto celebrativo se torne, de fato, um momento de encontro com o próprio Cristo e que cada pessoa se sinta atraido pelo mistério e com vonte de voltar, por isso precisamos fazer bem" acrescento Pe Jardel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário