quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A Nossa Fé!! Sobre o Pulgatório

O Purgatório Existe Mesmo?

É verdade que, na Bíblia, não se encontra a palavra "Purgatório", como também não achamos outras palavras tipo "Trindade", "Santa Ceia", "Exorcismo", ... No entanto, a Bíblia descreve situações e estados de vida que se identificam com a idéia do Purgatório.

Em 2Mac 12, 43-46 lemos: "Judas, tendo feito uma coleta, mandou duas mil dracmas de prata a Jerusalém, para que fosse oferecido um sacrifício pelo pecado. Obra bela e santa, inspirada pela crença na ressurreição... Santo e salutar é o pensamento de orar pelos mortos. Eis que ele ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres de seus pecados." Ora, ser livres dos pecados depois da morte indica claramente a existência de um estado de vida de expiação, que a Igreja Católica chama de "Purgatório". (Leia também 1Cor 3, 12-15)
Além dos trechos bíblicos nos quais se fundamentam a nossa fé, é fácil entender a realidade do Purgatório perguntando-se: ´Se eu morresse agora, será que iria para o Céu diretamente? Será que meus olhos são tão puros que podem ver a Deus diretamente?´
O Purgatório é um fruto da eterna misericórdia de Deus que não quer que você se perca. Imagine-se ter vivido uma vida inteira dentro de um quarto escuro, bem trancado. De repente, alguém vem e escancara portas e janelas, fazendo entrar o sol, que você nem conhece, e a luz invade a sala com toda sua potência. Como reagirão seus olhos? Será que conseguirão enxergar algo? Talvez precise esperar um tempinho para que eles se acostumem à luz. Assim, aceitando os limites dos exemplos que sempre "mancam", acontece as almas do Purgatório.

Adaptado do livro "Pé firme na caminhada", Com. Aliança de Misericórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário