sexta-feira, 5 de julho de 2013

Artigo!!

DOAR-SE COM ALEGRIA

por Pe. Lauro de Deus
 Vivemos no mundo tão marcado pelo individualismo do “cada um por si”, que falar com a juventude sobre a doação e serviço gratuito torna-se um grande desafio.


Olhamos para nossas escolas e o que percebemos é uma educação bastante fragilizada, pelos os apelos de uma sociedade que promove a competição a qualquer custo. Muitos professores deixam de ser educadores e são transformados em verdadeiros treinadores de “pessoas vencedoras”; a sala de aula é convertida num laboratório, que não permite o dialogo criador de laços de amizade e nem de partilha fraterna; as avaliações escolares objetivas anestesiam de pensar e alienam os jovens com relação a tantos apelos, na busca de um mundo melhor e mais humano...

Assistimos ao espetáculo degradante do embrutecimento do homem pelo próprio homem. As relações de gratuidade e alegria nos serviços que se prestam parecem ter desaparecido. Para tudo há um preço. Cobra-se até para ajudar um velhinho atravessar uma rua. Há quem faça um favor sempre esperando outro em troca. Como também há muitos serviços públicos prestados sem o mínimo de cortesia e humildade. Vemos pessoas mal humoradas transformando a convivência humana num peso insuportável, para quem deseja o dialogo e uma boa convivência. Há muitas relações familiares praticamente nulas. Todos de baixo do mesmo teto, sem tocar se quer uma palavra. São muitos os jovens e adolescentes que sentem alguma alegria da porta de casa para fora.

Olhando para o evangelho, vamos encontrar em Jesus Cristo o verdadeiro sentido da doação alegre. Ele ensinou, por exemplo, que nenhuma ajuda pode estar subordinada a um interesse pessoal. Caso contrario ele se esvazia de sentido.

“Quando deres esmolas, não saiba a esquerda o que faz a direita” ( Mt 6,3). Quando Jesus, certa vez, depois de curar um leproso, não quis alardear aquele gesto de profundo amor.  Disse-lhe Jesus: “não conte a ninguém” (Mt 8,4). Jesus ensina a gratuidade porque foi na gratuidade que nós recebemos de Deus. Na parábola do bom samaritano, fica bastante clara a doação, como um sinal do verdadeiro amor.

Ajuda pela simpatia é algo muito cômodo e vazio de sentido cristão; servir a alguém apenas como troca de favor, não acrescenta em nada, para quem quer ajudar o mundo a melhorar. Jesus cocou-se no meio da humanidade como aquele que serve.

Vamos olhar para Jesus que é o exemplo Maximo de doação. Gritemos bem alto para o mundo ouvir, que a felicidade esta em servir. Em dar sem receber. Em ser solidário, justo, generoso e fraterno. Procuremos pensar e agir como Maria: “eis aqui a serva do Senhor”!  “Faça-se em mim segundo a tua palavra”! (Lc 1,38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário