Vaticano divulga tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2014
Foi
divulgado esta segunda-feira o tema do Dia Mundial das Comunicações
Sociais 2014: “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do
encontro”. A cultura do encontro é um assunto recorrente no magistério
do Papa Francisco. Em várias ocasiões, inclusive no Brasil, o Pontífice
insistiu neste tema. Em sua recente visita a Cagliari, no dia 22 deste
mês, no encontro com os acadêmicos, o Papa afirmou: “Esta é uma
proposta: cultura da vizinhança. O isolamento e o fechamento em si mesmo
ou nos próprios interesses nunca são o caminho para voltar a dar
esperança e operar uma renovação, mas é a proximidade, é a cultura do
encontro. O isolamento, não; proximidade, sim.
Cultura
do conflito, não; cultura do encontro, sim. A universidade é espaço
privilegiado em que se promove, ensina e vive esta cultura do diálogo,
que não nivela indiscriminadamente diferenças e pluralismos – este é um
dos riscos da globalização – e muito menos os extrema, tornando-os
motivo de conflito, mas abre ao confronto construtivo. Isto significa
compreender e valorizar as riquezas do outro, considerando-o não com
indiferença ou temor, mas como fator de crescimento. As dinâmicas que
regulam as relações entre pessoas, grupos e nações não são muitas vezes
de proximidade, de encontro, mas de conflito”.
O
Dia Mundial das Comunicações Sociais, a única celebração mundial
estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Decr. Inter mirifica, 1963),
está marcada na maioria dos países, por indicação do episcopado mundial,
para o domingo precedente a Pentecostes (em 2014, dia 1º de junho).
Em
geral, o anúncio do tema é divulgado no dia 29 de setembro, festa dos
Arcanjos S. Miguel, S. Rafael e S. Gabriel, o qual foi designado
Padroeiro dos radialistas. A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial
das Comunicações Sociais é publicada tradicionalmente em coincidência
com a memória de S. Francisco de Sales, Padroeiro dos jornalistas (24 de
janeiro), para permitir que as Conferências episcopais, os escritórios
diocesanos e as organizações que se ocupam de comunicação social tenham
tempo suficiente para preparar subsídios audiovisuais e outros materiais
destinados às celebrações em nível nacional e local.
Fonte: CNBB
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