domingo, 15 de janeiro de 2012

Morre o bispo emérito de Mossoró, dom José Freire de Oliveira

O bispo emérito de Mossoró (RN), dom José Freire de Oliveira Neto, 83 anos, faleceu na madrugada de ontem, 10, no Hospital Wilson Rosado, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde o dia 31 de dezembro de 2011, em função de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico.
O corpo de dom José Freire foi conduzido para Apodi (RN), sua cidade natal, onde foi velado. Em seguida o corpo retornou à Mossoró, onde está sendo velado na Catedral de Santa Luzia. Neste momento acontece a missa de corpo presente e em seguida será realizado o sepultamento na própria Catedral.
Dom José Freire de Oliveira Neto nasceu no dia 9 de março de 1928, em Apodi. De 1950 a 1952 cursou Filosofia no Seminário Central de São Leopoldo (RS), seguindo, logo após, para Roma onde cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. No dia 22 de setembro de 1956, foi ordenado presbítero, em Roma, por dom Luís Luigi Traglia. Em 1973, foi nomeado bispo auxiliar de Mossoró. Já em 1979 foi nomeado bispo coadjutor. Assumiu interinamente a diocese em 1984, por ocasião da renúncia de dom Gentil Diniz Barreto. De 1984 a 2004, dom José esteve à frente da diocese de Mossoró.
No Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e RN) desempenhou o cargo de Coordenador da Comissão de Catequese.
NOSSAS ORAÇÕES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário