Qual a Origem dos Evangelhos?
A
palavra ´Evangelho´ vem do grego ´evangélion´, que quer dizer ´Boa
Notícia´. Para os apóstolos era ´aquilo que Jesus fez e disse´(At 1,1). É
a força renovadora do mundo e do homem.
A Igreja
reconhece como canônicos (inspirados por Deus) os quatro Evangelhos:
Mateus, Marcos, Lucas e João. Os três primeiros são chamados de
´sinóticos´ porque podem ser lidos em paralelo, já o de São João é
bastane diferente. Existem também evangelhos apócrifos que a Igreja não
reconheceu como Palavra de Deus. São os de Tomé, de Tiago, de
Nicodemos, de Pedro, os Evangelhos da Infância, etc. Eles contém
verdades históricas junto narrações fantasiosas e heresias.
Os
evangelhos são simbolizados pelos animais descritos em Ez 1,10 e Ap
4,6´8: o leão (Marcos), o touro (Lucas), o homem (Mateus), a águia
(João). Foi a Tradição da Igreja nos séculos II a IV que tomou esta
simbologia tendo em vista o início de cada evangelho. Mateus começa
apresentando a genealogia de Jesus (homem); Marcos tem início com João
no deserto, que é tido como morada do leão; Lucas começa com Zacarias a
sacrificar no Templo um touro, e João começa com o Verbo eterno que das
alturas desce como uma águia para se encarnar.
Jesus
pregou do ano 27 a 30 sem nada deixar escrito, mas garantiu aos
Apóstolos na última Ceia, que o Espírito Santo os faria ´relembrar
todas as coisas´ (Jo14, 25) e lhes ´ensinaria toda a verdade´ (Jo
16,13). Desta promessa, e com esta certeza, a Igreja que nasceu com
Pedro e os Apóstolos, sabe que nunca errou o caminho da salvação. De 20 a
30 anos após a morte de Jesus os Apóstolos sentiram a necessidade de
escrever o que pregaram durante esses anos, para que as demais
comunidades fora da Terra Santa pudessem conhecer a mensagem de Jesus.
O
Evangelho de Mateus ´ é o primeiro que foi escrito, em Israel e em
aramaico, por volta do ano 50. Serviu de modelo para Marcos e Lucas. O
texto de Mateus foi traduzido para o grego, tendo em vista que o mundo
romano da época falava o grego. O texto aramaico de Mateus se perdeu. Já
no ano 130 o Bispo Pápias, da Frígia, fala deste texto.
Também
Santo Irineu (†200), que foi discípulo de S. Policarpo, que por sua
vez foi discípulo de S. João evangelista, fala do Evangelho de Mateus,
no século II.
Comprova´se aí a historicidade do
Evangelho de Mateus. Ele escreveu para os judeus de sua terra,
convertidos ao cristianismo. Era o únicos dos apóstolos habituado à
arte de escrever, a calcular e a narrar os fatos. Compreende´se que os
próprios Apóstolos do tenham escolhido para esta tarefa. O objetivo da
narração foi mostrar aos judeus que Jesus era o Messias anunciado pelos
profetas, por isso, cita muitas vezes o Antigo Testamento e as
profecias sobre o Messias. Como disse Renan, o evangelho de Mateus
tornou´se ´o livro mais importante da história universal´.
O
Evangelho de Marcos ´ S. Marcos não foi apóstolo, mas discípulo deles,
especialmente de Pedro, que o chama de filho (1Pe 5,13). Foi também
companheiro de S. Paulo na primeira viagem missionária (At 13,5; Cl 4,
10; 2Tm 4,11). O testemunho mais antigo sobre a autoria do segundo
evangelho, é dado pelo famoso bispo de Hierápolis, na Ásia Menor,
Pápias (†135).
O Evangelho de Lucas ´ Lucas não era
judeu como Mateus e Marcos (isto é interessante!), mas pagão de
Antioquia da Síria (Cl 4, 10´14). Era culto e médico. Ligou´se
profundamente a S. Paulo e o acompanhou em trechos da segunda e
terceira viagem missionária do apóstolo (At 16, 10´37; 20,5´21). No ano
de 60 foi para Roma com Paulo (At 27,1´28) e ficou com ele durante o
seu primeiro cativeiro (Cl 4, 14; Fm 24) e acompanhou Paulo no segundo
cativeiro (2Tm 4,11). A Tradição da Igreja dá seguinte testemunho deste
Evangelho.
O texto foi escrito em grego, numa
linguagem culta e há uma afinidade com a linguagem e a doutrina de S.
Paulo. foi escrito por volta do ano 70. Como escreveu para os pagãos
convertidos ao cristianismo, não se preocupou com o que só interessava
aos judeus.
Mateus mostra um Jesus como Mestre notável
por seus sermões ´ o novo Moisés, Marcos o apresenta como o herói
admirável ( o Leão da tribo de Judá ´ Ap 5,5), Lucas se detém mais nos
traços delicados e misericordiosos da alma de Jesus. É o evangelho da
salvação e da misericórdia. É também o evangelho do Espírito Santo e da
oração. E não deixa de ser também o evangelho da pobreza e da alegria
dos pequenos e humildes que colocam a confiança toda em Deus.
O
Evangelho de João ´ S. João era filho de Zebedeu e Salomé (cf. Mc
15,40) e irmão de Tiago maior (cf. Mc 1, 16´20). Testemunhou tudo o que
narrou, com profundo conhecimento. É o ´discípulo que Jesus amava´ (Jo
21,40). Este evangelho foi escrito entre os anos 95 e 100 dC.,
provavelmente em Éfeso onde João residia.
João não quis
repetir o que os três primeiros evangelhos já tinham narrado, mas usou
essas fontes. Escreveu um evangelho profundamente meditado e
teológico, mais do que histórico como os outros. Contudo, não cedeu a
ficções ou fantasias sobre o Mestre, mostrando inclusive dados que os
outros evangelhos não tem. Apresentando essa doutrina ele quis
fortalecer os cristãos contra as primeiras heresias que já surgiam,
especialmente o gnosticismo que negava a verdadeira encarnação do Verbo.
Cerinto e Ebion negavam a divindade de Jesus, ensinando a heresia
segundo a qual o Espírito Santo descera sobre Jesus no batismo, mas o
deixara na Paixão. É um evangelho profundamente importante para a
teologia dogmática e sacramental especialmente.
Fonte: Editora Cléofas – Prof. Felipe Aquino
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