
A celebração aconteceu na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores situada na Praça Saraiva em Teresina. Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho foi recebido pelo clero, religiosos e religiosas dos Estados do Maranhão, Ceará, Bahia e Piauí com a seguinte canção: “Bendito é aquele que vem em nome do Senhor”.
Em seguida, o Administrador Diocesano, Pe. Tony Batista dirigiu saudações a todos, recepcionou os fiéis e convidados e apresentou os Bispos presente na celebração eucarística. “Hoje é uma noite significativa para nós. Estamos na presença de Deus, estamos reunidos para o pão da eucaristia e também para acolhida de Dom Jacinto Brito que vem para nos unir, nos orientar como sétimo arcebispo de Teresina”.
Em seguida o clero de Teresina acolheu o arcebispo de Teresina com um abraço ao som do Hino de São Francisco.
Após as saudações, foi feita a leitura de documento onde o Santo Padre nomeia o novo arcebispo de Teresina. Em seguida, Dom Miguel Fenelon Câmara, Arcebispo Emérito conduziu o novo arcebispo à Cátedra e entregou-lhe o Báculo. Deste momento em diante, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho passou a presidir a celebração.
“Meu lema: Senhor por tua palavra lançarei as redes. Vamos lançar as redes está é a minha convocação, este é meu envio”, disse o Arcebispo durante a Homilia.
O Presidente do Regional Nordeste 1 e Bispo de Limoeiro Do Norte (Ceará), Dom José Haring, desejou um bom inicio de pastoreio e relembrou alguns momentos da celebração. “No decorrer dessa celebração foi lembrado Nossa Senhora, foi lembrado Santa Teresinha, que tem grande influencia sobre ele. Eu lembrei um terceiro Santo: o São Francisco. Assim como São Francisco, Dom Jacinto procura ser amigo de todos”.
No final da Celebração, O Presidente do Regional Nordeste 4 e Bispo Diocesano de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler dá boas vindas ao novo arcebispo. “Queremos estender nossas mãos para trabalharmos juntos, pois 97% da população do Piauí se conclamaram da Igreja Católica. Teresina é a capital com o maior número de pessoas se conclamando da Igreja Católica, 80%, por isso podemos caminhar de mãos dadas, sejamos sal da terra, fermento da massa e luz do mundo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário