sábado, 31 de agosto de 2013

O Santo do Dia - 31 de agosto

São Raimundo Nonato

Hoje, celebramos a vida do santo que se tornou modelo para todo vocacionado à santidade e ao resgate das almas. Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, é invocado como patrono e protetor das parturientes e das parteiras (seu nome significa “não nascido” porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta). São Raimundo Nonato nasceu na Espanha, em Portel, na diocese de Solsona (próximo a Barcelona) no ano de 1200. Ainda menino, teve de guardar o gado e, durante seus anos de pastor, visitava constantemente uma ermida de São Nicolau, onde se venerava uma imagem de Nossa Senhora de quem era devotíssimo. Conta-se que, durante as horas que passava aos pés de Maria, um anjo lhe guardava o rebanho.
Desde jovem, Raimundo Nonato percebeu sua inclinação à vida religiosa. Seu pai buscou, sem êxito, impedi-lo de corresponder ao chamado vocacional. Ao entrar para a Ordem de Nossa Senhora das Mercês, pôde receber do fundador: São Pedro Nolasco, o hábito. Assim, tornou-se exemplo de ardor na missão de resgatar das mãos dos mouros, os cristãos feito escravos.
Certa vez, São Raimundo conseguiu liderar uma missão que libertou 150 cristãos, porém, quando na Argélia acabaram-se os recursos para o salvamento daqueles que corriam o risco de perderem a vida e a fé, o Missionário e Sacerdote Raimundo, entregou-se no lugar de um dos cristãos. Na prisão, Raimundo pregava para os muçulmanos e cristãos, com tanta Unção que começou a convertê-los e desse modo sofreu muito, pois chegaram ao extremo de perfurarem os seus lábios com um ferro quente, fechando-os com um cadeado.
Foi mais tarde libertado da prisão e retornou à Espanha. São Raimundo Nonato, morreu em Cardona no ano de 1240 gravemente doente. Não aguentou atingir Roma onde o Papa Gregório IX queria São Raimundo como Cardeal e conselheiro.
O seu corpo foi descansar na mesma ermida de São Nicolau em que orava nos seus anos de pastor.
São Raimundo Nonato, rogai por nós!

Liturgia Diaria

21ª Semana Comum – Sábado 31/08/13

Primeira Leitura (1Ts 4,9-11)

Responsório (Sl 97)
 — O Senhor julgará as nações com justiça.
— O Senhor julgará as nações com justiça.

Evangelho (Mt 25,14-30)
 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola:
14”Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lu­crou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dia dos Vaqueiros na festa de São Raimundo Nonato - 29 de agosto






Cantora Adriana se apresentará em União Melo hoje, dia 30

A cantora Adriana Melo será apresentação marcante nesta noite dos festejo de São Raimundo Nonato, a cantora tem um vasto gabarito de qualidade na música popular brasileira e religiosa.


A artista atualmente canta com o Padre Zezinho em São Paulo viajando pelo o Brasil inteiro, recentemente lançou um CD solo com canções de bons gostos, aprendeu a cantar com seu Pai Bastião Melo que é natural de União.

Adriana Melo relatou que quando começou a cantar se inspirou muito na Jovem Guarda, relembra ainda que foi uma alegria enorme quando ganhou a coleção da Jovem Guarda.

O Santo do Dia - 30 de agosto


São Cesário de Arles 
Os santos, como ninguém, entenderam que a Graça do Cristo que quer santificar a todos, é sempre a mesma, na eficiência, abundância e liberalidade. Cesário de Arles foi um destes homens que se abriu ao querer de Deus, e por isso como Bispo tornou-se uma personalidade marcante do seu tempo.


São Cesário de Arles

Cesário nasceu na França em 470, e ao deixar sua casa entrou para o mosteiro de Lérins, onde se destacou pela inteligência, bom humor, docilidade e rígida penitência, que mais tarde acabou exigindo imperfeitamente dos monges sob sua administração. Diante dos excessos de penitências, Cesário precisou ir se tratar na cidade de Arles – Sul da França- local do aprofundamento dos seus estudos e mais tarde da eleição episcopal.
São Cesário de Arles, até entrar no Céu com 73 anos de idade, ocupou-se até o fim com a salvação das almas e isto fazia, concretamente, pela força da Palavra anunciada e escrita, tornando-se assim o grande orador popular do Ocidente latino e glória para a vida monástica. Já que escreveu duas Regras monásticas. Em tudo buscava comunicar a ortodoxia da Fé e aquilo que lutava para viver com o Espírito Santo e irmãos, por isto no campo da moral cristã, Cesário de Arles salientava o cultivo da justiça, prática da misericórdia e o cuidado da castidade.
São Cesário de Arles, rogai por nós!

Liturgia Diaria - 30 de agosto de 2013


1ª Leitura - 1Ts 4,1-8
Salmo - Sl 96,1.2b. 5-6. 10. 11-12 (R. 12a)
R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!
 
Evangelho - Mt 25,1-13
O noivo está chegando. Ide ao seu encontro.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,1-13
Naquele tempo,
disse Jesus, a seus discípulos, esta parábola:
1'O Reino dos Céus é como a história das dez jovens
que pegaram suas lâmpadas de óleo
e saíram ao encontro do noivo.
2Cinco delas eram imprevidentes,
e as outras cinco eram previdentes.
3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas,
mas não levaram óleo consigo.
4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo
junto com as lâmpadas.
5O noivo estava demorando
e todas elas acabaram cochilando e dormindo.
6No meio da noite, ouviu-se um grito:
`O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!'
7Então as dez jovens se levantaram
e prepararam as lâmpadas.
8As imprevidentes disseram às previdentes:
`Dai-nos um pouco de óleo,
porque nossas lâmpadas estão se apagando.'
9As previdentes responderam:
`De modo nenhum,
porque o óleo pode ser insuficiente
para nós e para vós.
É melhor irdes comprar aos vendedores'.
10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou,
e as que estavam preparadas
entraram com ele para a festa de casamento.
E a porta se fechou.
11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram:
`Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!'
12Ele, porém, respondeu:
`Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!'
13Portanto, ficai vigiando,
pois não sabeis qual será o dia, nem a hora.
Palavra da Salvação

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

19º Grito dos Excluídos – Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular

O Fórum das Pastorais Sociais do Regional Nordeste 4 e o Fórum de Convivência com o Semiárido, vão realizar nos dias 05 e 06 de setembro de 2013, em Teresina – PI, o 19º Grito dos Excluídos – Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular.
Neste ano de 2013, a 19° edição do Grito dos Excluídos, traz como temática a reflexão sobre a situação da Juventude, vítima de um sistema gerador de exclusão, discriminação, violência e extermínio juvenil.
Segundo os organizadores, os gritos são por humanidade, por dignidade e por respeito. “Queremos gritar por todas as pessoas excluídas do nosso país, sem acesso às políticas públicas, saúde, educação, moradia, transporte, água e alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. Queremos pedir um basta à impunidade, à violência contra as mulheres e o fim de todo tipo de corrupção. Somos pessoas de direitos. Chega de morte! Viva a vida!”
O QUE É O GRITO?
O Grito das pessoas excluídas teve início no ano de 1995, como continuidade ao tema da Campanha da Fraternidade, que naquele ano refletiu a exclusão social no Brasil.
É uma iniciativa das Pastorais Sociais e CNBB em parceria com numerosas entidades, movimentos, associações e organizações de base. É realizado sempre na Semana da Pátria, pois revela uma nova concepção de patriotismo que vai se impondo a cada ano que passa. Ao lado de uma atitude passiva que se limita a assistir de camarote o desfile de soldados, armas e escolas, cresce a noção de participação ativa, não só enquanto questionamento diante dos rumos do país, mas, também como atuação propositiva em vista de uma sociedade justa, solidária e fraterna.
O Grito promove, nas ruas, praças e campos, o desfile dos excluídos. Pessoas que se sentem cada vez mais à margem dos destinos da nação, seja do ponto de vista econômico e político, seja do ponto de vista sócio-cultural.
PROGRAMAÇÃO
SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE A CONJUNTURA, O PAPEL DO ESTADO E DOS GOVERNOS E MARCHA PELA REFORMA AGRÁRIA
05/09
08h – Mesa Redonda: A Conjuntura Sócio-política e Econômica Brasileira e o Estado que temos e o Estado que queremos
10h30min – Mini-plenárias – Temas:
• A Política Agrícola e uma Justa Reforma Agrária - Local: INCRA / Coordenação: CPT, MST e FETAG.
• O Combate à Corrupção - Local: Centro Guadalupe / Coordenação: Força Tarefa Popular
• Um Projeto de Convivência com o Semiárido - Local: Centro Guadalupe / Coordenação: Fórum de Convivência com o Semiárido.
• Um Basta à Violência Contra Mulher e a Juventude - Local: Centro Comunitário – Paróquia da Vila Operária / Coordenação: Cáritas, Pastoral da Juventude e ANEL.
• Transporte e Moradia Urbana - Local: Centro Guadalupe Coordenação / CONLUTAS, Pastoral dos Migrantes e Comissão Direitos Humanos-OAB

O Santo do Dia - 29 de agosto

Martírio de São João Batista
Martírio de São João Batista
Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista…De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar.” (Mt 11,11-14)

Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem “precedeu” como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.
São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzí-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: “Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente…” ( Lc 1, 15)
São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades – sua cunhada – e com ela vivia como esposo.
Preso por Herodes Antipas em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: “Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista” (Mc 6,25)
Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus.
São João Batista, rogai por nós!

Liturgia Diaria

Martírio de São João Batista – Quinta-feira 29/08/13

Primeira Leitura (Jr 1,17-19)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias

Responsório (Sl 70)
 — Minha boca anunciará vossa justiça!
— Minha boca anunciará vossa justiça!

Evangelho (Mc 6,17-29)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Hero­díades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Hoje, mais uma novena da festa a São Raimundo Nonato


Dom Plínio apresenta Cartilha da Novena de Natal do Regional NE4



Equipe de CampanhasDom Plínio José – Secretário Geral do Regional Nordeste 4 e o Pe. Luiz Eduardo – Secretário Executivo do Regional, apresentaram na sede da CNBB, em Teresina, a Cartilha de Novena do Natal, que tem como tema: ” Natal em Família 2013: Esperança Renovada”.
O lançamento da Novena de Natal, serviu para mostrar o trabalho em conjunto realizado pela Equipe de Campanhas do Regional, bem como, tornar público um sonho antigo que já havia sido discutido por dom Plínio no CONCER. Segundo o bispo da diocese de Picos, havia a necessidade de avançar com relação aos anos anteriores. “Precisávamos antecipar o lançamento da cartilha, e graças ao trabalho em conjunto, conseguimos realizar o sonho de antecipar a sua apresentação”, disse.
Para Dom Plínio, esta cartilha traz reflexões com um poder valioso de motivação espiritual. “Esperamos que cada encontro desta novena favoreça, nas famílias, o crescimento espiritual, a convivência fraterna e confiança na Misericórdia de Deus, no amor de Jesus Cristo e na força renovadora do Espírito Santo”.
Com relação ao tema, o bispo explicou que as reflexões deste ano estão relacionadas com as realidades religiosa e social do povo no estado do Piauí, expressas nos subtemas de cada dia como, Questões Agrárias, Migração, Comunidade de Comunidades, Cultura da Comunicação, Seca e Convivência com o Seminário, Família, Educação e Saúde. “Cada subtema se apresenta com um eco de diálogo com os participantes da Novena, apontando a presença de Deus como garantia na superação dos momentos difíceis da vida”, explicou.
Ao final do evento, o Pe. Luiz Eduardo desejou uma boa Novena a todas as famílias, com a benção de Nossa Senhora da Vitória, padroeira do estado do Piauí e deixou uma ressalva. “O Regional Nordeste 4 dispõe de um site (www.cnbbne4.org.br), a nossa alegria será grande se, após a realização de cada encontro da Novena, alguém do seu grupo enviar um pequeno relatório com fotos para que publiquemos em nosso site através do e-mail: cnbbne4@hotmail.com”, informou.

O Santo do Dia - 28 de agosto

Santo Agostinho
Santo Agostinho
Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.

Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.
Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.
O seu processo de conversão recebeu um “empurrão” quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: “Toma e lê”, e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:“…revesti-vos do Senhor Jesus Cristo…não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências”.
Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de “perder” sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.
Santo Agostinho, rogai por nós!

Liturgia Diaria

Quarta-feira 28/08/13
Primeira Leitura (1Ts 2,9-13)

Responsório (Sl 138)


— Senhor, vós me sondais e me conheceis!
— Senhor, vós me sondais e me conheceis!

Evangelho (Mt 23,27-32)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.
29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, con­fessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Com­pletai, pois, a medida de vossos pais!”


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

HOJE - NOVAMENTE - TERÇOS DOS HOMENS NOS FESTEJOS


O Santo do Dia - 27 de agosto

Santa Mônica
Neste dia, celebramos a memória desta grande santa, que nos provou com sua vida que realmente “tudo pode ser mudado pela força da oração.” Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício.

Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: “Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas”.
Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”.
Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever:“Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”.
Santa Mônica, rogai por nós!

Liturgia Diaria

Santa Mônica – Terça-feira 27/08/13

Primeira Leitura (1Ts 2,1-8)
 Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses

Responsório (Sl 95)
 — Senhor, vós me sondais e me conheceis.
— Senhor, vós me sondais e me conheceis.

Evangelho (Mt 23,23-26)
 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus: 23Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
24Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. 25Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo.
 — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Caminhada da Fraternidade 2013

Prestação de contas da Caminhada da Fraternidade
 Arquidiocese de Teresina
Ação Social Arquidiocesana – ASA
Lar da Fraternidade 
JUNHO DE 2013

RECEITAS

   RECEITA de PATROCÍNIO
472.481,00
        - DEPÓSITO – ASA
439.671,00
        - dEPÓSITO – PUPA CONFECÇÕES
32.810,00
   RECEITA COM VENDA DE kITS
486.960,00
      - DEPÓSITO – ASA
486,960,00
   receita com VENDA DE REFRIGERANTES E ÁGUA
4.892,00
   Receita com venda das peças promocionais
1.300,00

 

TOTAL das receitas



965.633,00


DESPESAS

  PUPA - CONFECÇÃO DE KITS:
472.481,00
      - pagos
439.450,00
      - PAGOS DIRETAMENTE PELO PATROCINADOR
33.031,00
  lançamento da caminhada
3.000,00
  ORNAMENTAÇÃO
1.100,60
  EQUIPAmENTOS E REFORMA DO BAZAR
6.780,00
  DESPESAS  DE secretaria  DA caminhada
2.448,00
  Som
4.496,52
  divulgação
4.218,40
  COMPRA DE refrigeranteS E GELO
2.058,78
  PEÇAS PROMOCIONAIS
4.900,00

 

TOTAL das despesas



501.483,30

receitas
despesas
superavit

965.633,00


501.483,30


464.149,70



Teresina (PI), 09 de julho de 2013.


Cristovam Colombo dos Santos Cruz                         Irene Barbosa Nogueira   


                   Enildes de Oliveira Moita Costa                  Mara Beatriz Pinheiro de Andrade

H O J E - TERÇO DOS HOMENS NOS FESTEJOS


Vamos Rezar!!


Nesta segunda-feira, os Misterios Gozosos

Perguntas & Respostas

Comungar de joelhos ou em pé?


Comunhão na mão, boca, em pé, de joelho
Redemptionis Sacramentum
[91.] Na distribuição da sagrada Comunhão se deve recordar que «os ministros sagrados não podem negar os sacramentos a quem os pedem de modo oportuno, e estejam bem dispostos e que não lhes seja proibido o direito de receber». Por conseguinte, qualquer batizado católico, a quem o direito não o proíba, deve ser admitido à sagrada Comunhão. Assim pois, não é lícito negar a sagrada Comunhão a um fiel, por exemplo, só pelo fato de querer receber a Eucaristia ajoelhado ou de pé.
[92.] Todo fiel tem sempre direito a escolher se deseja receber a sagrada Comunhão na boca ou se, o que vai comungar, quer receber na mão o Sacramento. Nos lugares aonde Conferência de Bispos o haja permitido, com a confirmação da Sé apostólica, deve-se lhe administrar a sagrada hóstia. Sem dúvida, ponha-se especial cuidado em que o comungante consuma imediatamente a hóstia, na frente do ministro, e ninguém se desloque (retorne) tendo na mão as espécies  eucarísticas. Se existe perigo de profanação, não se distribua aos fiéis a Comunhão na mão.

Revista: “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”
D. Estevão Bettencourt, osb
Nº  493  -  Ano: 2003  -  p.  330
Em síntese:  A concessão da Santa Sé para os fiéis receberem a Santíssima Comunhão na mão (e, por conseguinte, em pé) datada de 1975 deixava aos comungantes a liberdade para aceitarem ou não o novo rito.  Contudo alguns sacerdotes têm obrigado os fiéis a receber a Santíssima Comunhão na mão (e em pé).  Daí resultaram queixas levadas à Congregação para o Culto Divino, que reiterou o caráter facultativo da nova modalidade de comungar, mediante um documento de 2002, o qual vai, a seguir, transcrito.
Em 1975 a Santa Sé concedeu ao clero do Brasil a faculdade de ministrar a S. Comunhão aos fiéis, postos em pé com a mão estendida, sendo que o novo rito não seria ser imposto aos fiéis; estes, se quisessem, poderiam continuar a comungar na boca e de joelhos.
Verificou-se, porém, que em vários países os sacerdotes se puseram a negar a Eucaristia a quem estivesse de joelhos.  Isto provocou queixas levadas à Congregação para o Culto Divino, que respondeu com Carta, a seguir, transcrita.A fim de que fique bem clara ao leitor a problemática em foco, vai, primeiramente, publicado o texto da concessão de 1975.
1.  A concessão de 1975
Em 05/03/1975 Santa Sé concedeu aos Bispos do Brasil a faculdade de permitirem a Comunhão na mão em suas respectivas dioceses, desde que sejam observadas as seguintes normas:
1. Cada Bispo deve decidir se autoriza ou não em sua Diocese a introdução do novo rito, e isso com a condição de que haja preparação adequada dos fiéis e se afaste todo perigo de irreverência.
2. A nova maneira de comungar não deve ser imposta, mas cada fiel conserve o direito de receber à Comunhão na boca, sempre que preferir.
3. Convém que o novo rito seja introduzido aos poucos, começado por pequenos grupos, e precedido por uma adequada catequese.  Esta visará a que não diminua a fé na presença eucarística, e que se evite qualquer perigo de profanação.
4. A nova maneira de comungar não deve levar o fiel a menosprezar a Comunhão, mas a valorizar o sentido de sua dignidade de membro do Corpo Místico de Cristo.
5.  A hóstia deverá ser colocada sobre a palma da mão do fiel, que a levará à boca antes de se movimentar para voltar ao lugar.  Ou então,embora por várias razões isto nos pareça menos aconselhável, o fiel apanhará a hóstia na patena ou no cibório, que lhe é apresentado pelo ministro que distribui a Comunhão, e que assinala seu ministério dizendo a cada um a fórmula: “O Corpo de Cristo”.  É, pois, reprovado o costume de deixar a patena ou o cibório sobre o altar, para que os fiéis retirem do mesmo a hóstia, sem apresentação por parte do ministro.  É também inconveniente que os fiéis tomem a hóstia com os dedos em pinça e, andando, a coloquem na boca.
6. É mister tomar cuidado com os fragmentos, para que não se percam, e instruir o povo a seu respeito.  É preciso, também, recomendar aos fiéis que tenham as mãos limpas.
7. Nunca é permitido colocar na mão do fiel a hóstia já molhada no cálice.
Estas normas se acham na Carta datada de 15/03/75, pela qual a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil transmitia a cada Bispo as instruções da Santa Sé.  A mesma Carta ainda observava o seguinte:
Vê-se que a Santa Sé enfatiza o máximo cuidado para que não haja profanação da Santíssima Eucaristia nem ocorram irreverências.  Entre outras diretrizes, merecem especial atenção as seguintes: não se deve comungar andando, mas quem recebeu na mão a partícula sagrada, afasta-se para o lado (a fim de deixar a pessoa seguinte aproximar-se) e, parado, comungue.   Cada comungante trate de verificar se não ficou na palma na mão ou entre os dedos alguma parcela de pão consagrado (em caso positivo, deve consumi-la).É lícito comungar duas vezes no mesmo dia se, em ambos os casos, o fiel participa da S. Missa (cânon 917).
A intervenção da Santa Sé em 2002 (reiterada em 2003) Expressão do mal-estar causado pela recusa da Eucaristia, é a seguinte carta dirigida por uma pessoa devota à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos:
“Desde muito sinto a necessidade interior de me ajoelhar no momento de receber a Sagrada Comunhão. Não o fiz até agora, ciente de que alguns sacerdotes e mesmo Bispos recusam ministrar o sacramento a quem esteja ajoelhado. Preferi evitar a possibilidade de um escândalo, embora soubesse que tinha o direito de me ajoelhar”.
Muitas cartas semelhantes suscitaram a seguinte resposta da Congregação para o Culto Divino datado de 2002 e reiterada em fevereiro de 2003.
Congregatio de Cultu Divino et Disciplina Sacramentorum
Protocolo nº 1322/02/L
Roma, 1º de julho de 2002.